Estes dados foram revelados à Inforpress pelo membro da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Boa Vista, Manuel António Silva, dando conta que dos 9.700 eleitores, 8.700 são nacionais e cerca de 950 são estrangeiros.
“O processo de recenseamento para as próximas eleições de 01 de Dezembro decorreu de forma normal, houve muita adesão da população da Boa Vista e muitas inscrições pela primeira vez”, indicou
Um dado que o responsável destacou foi o facto de anteriormente tinha sido registado um maior número de pessoas que faziam transferência, mas para essas eleições houve muitos recenseamentos pela primeira vez, sendo que só em 2024 foram recenseados por volta de 1.700 cidadãos, e as transferências foram cerca de 5.600.
Manuel António Silva informou que o caderno eleitoral, que foi exposto, tem atualização até finais de Maio, mas que vão trabalhar para depois apresentar os dados definitivos, que incluirão os inscritos de Junho, Julho, Agosto e Setembro, que não estão no caderno exposto neste momento na CRE.
O mesmo garantiu que apesar de estarem com limitação de funcionários, vão tentar ao máximo fazer cumprir com as datas que já são previstas no Código Eleitoral.
Manuel António Silva adiantou ainda que as urnas e os biombos já estão no concelho, e que na sexta-feira, 04 de Outubro, alguns candidatos deram entrada dos pedidos de certidão que comprovam que estão recenseados para poderem ser eleitos.
Segundo o calendário eleitoral, os cadernos de recenseamento vão estar expostos nas sedes da CRE de 07 a 12 de Outubro para efeitos de consulta e reclamações dos interessados.
Em caso de omissões ou inscrições indevidas no recenseamento, as reclamações podem ser feitas por escrito, perante as CRE, até ao quinquagésimo dia anterior à data das eleições, ou seja, até 12 de Outubro.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments