No âmbito da programação da 7ª edição do Prémio Nacional de Publicidade, vai ser realizado de esta segunda-feira (30) até amanhá (01 de outubro), o Workshop “Um mergulho no cinema africano”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, cidade da Praia, ministrado pelo cineasta brasileiro Joel Zito Araújo.
De acordo com a nota de imprensa que o Asemanaonline teve acesso hoje, o objetivo principal deste workshop é dotar os profissionais cabo-verdianos deste setor das bases artísticas, estéticas e narrativas sobre as quais poderão construir futuros projetos de cinema.
O processo de trabalho será baseado na exibição de cenas e entrevistas com grandes realizadores africanos da contemporaneidade, dividido em duas sessões diárias de quatro (4) horas.
Joel Zito Araújo, foi antigo presidente do júri do PNP, cuja carreira tem África na sua temática, tendo já sido distinguido com o Prémio Melhor Filme da Diáspora Africana no FESPACO pelo documentário “Meu Amigo Fela” (2019).
Tem uma cinematografia em que se destaca o filme “A Negação do Brasil”, ganhador do É Tudo Verdade 2001, as longas-metragens ficcionais “Filhas do Vento” (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado e “O Pai da Rita” (2022) e o documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009).
Além do Prémio Especial do Júri Internacional do Festival É Tudo Verdade 2019 e do Prémio Melhor Documentário do “The Pan African Film & Arts Festival” 2020 (Estados Unidos), o cineasta foi homenageado em 2022 pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e recebeu o troféu Eduardo Abelin, no Festival de Cinema de Gramado, pelo seu trabalho desenvolvido em prol do cinema brasileiro.
A realização do Workshop “Um mergulho no cinema africano” conta com o apoio da Fundação Ford, dos Estados Unidos da América.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments