O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, afirmou hoje que chuvas intensas causaram sérios problemas de acessibilidade em localidades como o Vale de Chã de Pedra, Caibros e Figueiral, devido ao alagamento das ribeiras.
Orlando Delgado, ao fazer o balanço à Inforpress sobre os efeitos das chuvas que atingiram o concelho nos últimos dias, disse que as precipitações foram intensas e afectaram praticamente todas as localidades de forma diferenciada.
Segundo o edil ribeira-grandense, as localidades do interior do concelho, como Chã de Pedra, Caibros e Figueiral, foram as mais afectadas, com o acesso comprometido devido ao alagamento das saídas localizadas no leito das ribeiras.
"Neste momento, o maior desafio que enfrentamos é a acessibilidade, especialmente durante este período escolar, quando muitos estudantes precisam de se deslocar para a escola", afirmou.
Orlando Delgado afirmou que as autoridades estão a monitorizar os níveis das cheias para restabelecer as ligações assim que a situação permitir.
"Embora tenhamos grandes estragos e condicionamentos na circulação de pessoas e bens, vamos desenvolver um plano de urgência a partir de quarta-feira", disse.
Orlando Delgado enfatizou a necessidade de colaboração do Governo para a mobilização de equipamentos e mão-de-obra, a fim de agilizar a recuperação das vias afectadas.
A mesma fonte mencionou um incidente em Furnas, onde um sistema de painéis solares foi severamente danificado por ventos fortes. "Já accionámos a empresa responsável para avaliar os danos", informou.
O presidente destacou também as cheias no vale da Ribeira da Torre, que, segundo ele, não causaram problemas de acesso devido à sua infra-estrutura.
Orlando Delgado expressou alívio ao mencionar que o abastecimento de água foi restabelecido em várias comunidades, com destaque para o vale de Garça, onde as chuvas contribuíram para o enchimento da barragem, especialmente a partir da zona de Cabeçadas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments