O delegado de Saúde de São Vicente pediu esta sexta-feirs a adesão da população e a participação das empresas e instituições na campanha de limpeza que a Delegacia de Saúde vai realizar este sábado, 21, em São Vicente.
Em declarações à Inforpress, Elísio Silva disse que o objectivo é ter a ilha limpa e evitar o ambiente propício para criação e proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Para isso, explicou, quer contar com a população, em primeiro lugar, com o apoio dos militares do Comando da 1ª Região Militar, com a Câmara Municipal de São Vicente e com várias empresas na disponibilização de meios humanos e materiais e ainda com a mobilização da população através dos Centros de Saúde na ilha.
“Em Cabo Verde temos tido a epidemia da dengue nalgumas ilhas como Santiago, Fogo, Brava e Sal. Sabemos que as pessoas viajam para todas ilhas de barco e de avião e como temos o mosquito em São Vicente e algumas pessoas já infectadas poderão viajar para a ilha, serem picadas por algum mosquito e o insecto poderá adquirir e retransmitir a doença para a população”, afirmou o delegado, realçando que a ideia é manter a ilha livre de transmissão de dengue.
Segundo Elísio Silva o principal objectivo é eliminar os focos de mosquitos através de limpezas e eliminação de criadores de mosquito, principalmente água acumulada em qualquer objecto.
Conforme o delegado, neste momento São Vicente contabilizou quatro casos importados de dengue, mas não há registo de casos autóctones.
Elísio Silva informou ainda que em todos os centros de saúde, clínicas privadas e banco de urgências do Hospital Baptista de Sousa (HBS) estão a ser disponibilizados testes rápidos de dengue de forma grátis.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments