A empresa Águas de Santo Antão (AdSA) regista perdas técnicas e comerciais no sector da água que ultrapassam os 40%, declarou o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado.
Em declarações à Inforpress, a mesma fonte referiu que as perdas técnicas e comerciais são “o maior problema” que os três municípios enfrentam no sector da produção e consumo de água.
"Daquilo que é água que é produzida 40% não é faturada porque é considerada perda. Existem perdas comerciais e técnicas que incluem não o pagamento de faturas, contadores avariados e ligações clandestinas”, reforçou Orlando Delgado.
A mesma fonte assinalou que a empresa AdSA apresentou um plano de redução das perdas que visa baixá-las para 25% até 2025.
"Vai ser feito um trabalho de mudança de contadores com a possibilidade de leitura ótica para facilitar o trabalho, substituição das redes, maior fiscalização, equipas mais motivadas e melhor acompanhamento", salientou.
Orlando Delgado disse ainda que no município do Porto Novo a AdSA está a funcionar há dois meses e houve uma redução de perdas de 10%.
Acrescentou ainda que Santo Antão vai acolher no decorrer do mês de Setembro mais investimentos nas áreas de saneamento e expansão das redes.
A sede da empresa intermunicipal foi inaugurada no mês de Agosto e encontra-se a funcionar desde o dia 02 de Setembro, no município do Paul.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments