quarta-feira, 13 novembro 2024

A ATUALIDADE

Santo Antão: Ex-trabalhadores da Unicoop-SA estão desamparados e a viver na miséria – sindicato

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O secretário permanente do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA), Carlos Bartolomeu, alertou esta sexta-feira para a “situação de miséria” em que se encontram os ex-trabalhadores da União das Cooperativas de Santo Antão (Unicoop-SA).

Carlos Bartolomeu anunciou à imprensa, na cidade do Porto Novo, que o SLTSA dará, dentro de pouco tempo, entrada nos tribunais uma providência cautelar para salvaguardar os bens patrimoniais da Unicoop-SA “a favor do ex-trabalhadores” que “ficaram desamparados e na miséria, depois de longos anos” a laborar nesta instituição.

Este sindicalista fez um historial das diligências levadas a cabo pelo SLTSA na tentativa de resolver a situação dos ex-trabalhadores da Unicoop-SA, destacando os contactos com o Governo e uma audiência com a Procuradoria da República da Comarca Judicial da Ponta do Sol, pedindo a intervenção no processo.

“No entanto, sem sucessos aparentes, pois, nunca nos foi comunicado de qualquer diligência sobre as denúncias feitas sobre a gestão danosa da Unicoop-SA”, notou Carlos Bartolomeu, que informou que o grupo de trabalhadores lesados ficou “à deriva”, sem quaisquer direitos adquiridos, com salários por receber, sem o pagamento das contribuições à segurança social e sem as indemnizações.      

O líder do SLTSA destacou a importância da Inspecção-Geral do Trabalho em todo esse processo, orientando este sindicato que tem estado “a bater em várias portas” na tentativa de resolver a situação desses chefes de família.

Para este responsável, o Governo e o Ministério Público têm de ter “uma responsabilidade maior” nesse processo, “assacando responsabilidades outras”.

Além da previdência cautelar, avançou Carlos Bartolomeu, o SLSTA vai também intentar uma acção crime contra os gestores da Unicoop-SA pela gestão danosa, que levou à derrocada desta organização que abarcava todas as cooperativas de consumo da ilha de Santo Antão.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
13 hours 5 minutes

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
2 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
10 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos