sábado, 05 julho 2025

A ATUALIDADE

Paul/Festa do Município: Comerciantes e feirantes reclamam da fraca venda na festa de Santo António

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Vários comerciantes e feirantes reclamaram da “fraca” venda durante as festas de Santo António das Pombas e do município do Paul, celebrados esta quinta-feira, 13 de Junho.

Em declarações à Inforpress, o feirante Omar Gueye disse que “este ano a venda não foi muito boa”.

“Nesta festa aproveito para vender vários produtos, mas não tive muita sorte. Agora espero ter mais sorte no Porto Novo”, almejou.

Kevin Gomes, que também é feirante, afirmou que este ano, as vendas foram fracas e presumiu que a razão poderá ter a ver com o facto de a festa ter ocorrido num dia de semana e, por isso, muitas pessoas dos outros concelhos, ou mesmo de São Vicente, não terão podido presentes o que reflectiu negativamente nos negócios.

Por sua vez, Stela Delgado, que disse ter trazido “muitas novidades”, mas não conseguiu dar saída à maioria dos seus produtos.

“Vendi muito pouco. As pessoas não estão a comprar. Enfim ficamos em prejuízo porque temos alojamento para pagar, comida e as vendas não corresponderam às espectativas”, salientou.

O Paul, que festejou o seu dia de Município e do padroeiro, Santo António das Pombas, esta quinta-feira, 13 de Junho, é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão e tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície.

Tem uma população de 5.766 habitantes, em 2023, com 55,3 por cento (%) de indivíduos de sexo masculino e 44,7% de sexo feminino, segundo dados cedidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, a população do Paul representa 15,6% do total da ilha de Santo Antão e está reunida em 1.802 agregados familiares.

A taxa de ocupação da população activa é de 47,8% e a taxa de desemprego 10.2%, com o desemprego jovem (15-24 anos) na casa dos 24%.

O Paul tem uma taxa de alfabetização de 83.7% na faixa etária superior a 15 anos, mas a taxa sobe para 98,1% na faixa etária dos 15-24 anos.

Ainda citando os dados que nos foram facultados pelo INE, o quesito das condições de vida indica que 95,5% da população tem acesso à electricidade, 85,3% tem casa de banho, 89,5% tem acesso à água da rede pública, 51,7% usa contentores, 74,7% usa gaz butano e 22 % usa lenha para cozinhar.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 15 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos