A Unidade Sanitária de Base (USB) de São Francisco não funciona há dois anos e tem “dificultado” a vida dos residentes desta localidade situada a cerca de 15 quilómetros da cidade da Praia.
A denúncia foi feita à Inforpress pelo presidente da Associação Comunitária de São Francisco, João Ferreira, que refutou a afirmação da directora da Promoção de Saúde Municipal, Eveline Barbosa, quando disse que a USB está em processo de requalificação.
“Há dois anos que não funciona, havia uma pessoa responsável, que teve que sair por motivo de doença. Depois disso o local ficou fechado e deixou de funcionar”, esclareceu João Ferreira, observando que se trata de um serviço que faz muita falta à comunidade.
“Há pessoas que precisam de fazer curativos e outras de tomar vacinas e para isso têm que se deslocarem ao Centro de Saúde de Achada Trás, que fica nos arredores da cidade da Praia”, contou.
Entretanto, a directora da Promoção de Saúde Municipal, numa recente entrevista à Inforpress, disse que a edilidade tem feito, periodicamente, actividades de promoção de saúde na comunidade para suprir a falta de uma USB.
Além disso, acrescentou que a autarquia, através da Direcção de Promoção de Saúde Municipal, conta com uma equipa de saúde que faz o seguimento domiciliar, duas vezes por semana, dos idosos de São Francisco.
“Neste momento estamos a formar os familiares de pessoas idosas com mobilidade reduzida ou acamadas, de modo a terem um seguimento mais próximo e com mais frequência”, ajuntou.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments