As comunidades de Fonte Lima e Ribeira dos Engenhos, no município de Santa Catarina, abriram hoje as portas para receberem os visitantes de diversos municípios que procuram essas zonas para comemorar a Páscoa.
Após a eucarística da festa da Páscoa, para celebrar a ressurreição de Cristo, pessoas de diferentes pontos da ilha Santiago deslocaram-se para estas comunidades, onde encontraram tudo preparado.
Além de serem recebidos de braços abertos, encontraram também mesa farta, pois, os moradores já têm essa tradição e todos os anos preparam para receber os amigos e visitantes que escolhem essas localidades para passar a festa de Páscoa.
À imprensa, Isabel Silva, uma moradora de Fonte Lima, contou que tem 54 anos, nascida e criada em Fonte Lima e desde que se entende por gente, tem se envolvido na preparação e nos festejos da Páscoa, pois criou com os avós e mesmo após o desaparecimento físico dos mesmos, ela manteve viva esta tradição.
“Para esta festa preparo o ano inteiro, porque de uma vez só não consigo”, disse essa festeira, realçando que com o pouco que consegue guardar durante o ano, faz um almoço com o que der, mas o que não pode faltar é algo para dar aos amigos e visitantes.
Normalmente, contou que faz pratos típicos, nomeadamente guisado de vaca ou bode com massa, xerém, feijoada, arroz, entre outros, preparados, e no sábado, dia que antecede a festa mesmo, ela faz cachupa para o jantar e serve para o café no domingo.
Por ser uma casa perto da estrada, realçou que quase todos que passam por essa ribeira entram na sua casa e isso é motivo de alegria porque já sabe que todas as panelas que levou ao lume e toda a comida que cozinhou não vai estragar.
Esta festeira ressaltou que a festa de Páscoa é uma festa de alegria, paz e amor e é isso que deseja a todos, pois acredita que o mundo está a precisar desses sentimentos para poder viver mais em confraternização.
Micaela Almeida é também uma moradora e festeira nessa ribeira e hoje com 67 anos, diz festejar a Páscoa sempre, um legado passado de geração em geração e sempre recebe os visitantes com toda a alegria e felicidade, reforçando que o principal é a saúde.
Segundo a mesma fonte, preparam e recebem os convidados na véspera e no dia da Páscoa, mas a parte religiosa também é um ritual que não se pode faltar.
Como visitantes, Joca, avançou que todos os anos dirige a esta comunidade para festejar a Páscoa e não vai somente no domingo, mas também nos dias que antecedem esta comemoração e sempre foi bem recebido.
Luzia Lopes veio da comunidade de Principal, do município de São Miguel, e está a aproveitar a festa da melhor forma possível, tendo ajudado as famílias da casa que a recebeu nos preparativos e o que pede a todos os visitantes que venham com tranquilidade para poderem viver este momento com paz e alegria como manda a tradição.
Assim como em Fonte Lima e Engenhos, os moradores das localidades de Junco, Libron de Engenhos e Pau Verde, também no município de Santa Catarina, abriram as portas das suas casas para receber qualquer pessoa que passe por estas bandas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments