A organização não-governamental (ONG) italiana (Cospe), através do projecto Destino Fogo, recebe propostas para apoiar associações, cooperativas e empreendedores individuais dos sectores de turismo, agro-pecuária, artesanato, tecnologia digital e reinserção social.
A iniciativa denominada de “apoio ao terceiro”, segundo José Araújo do projecto “Destino Fogo”, visa fortalecer cadeias de valor no artesanato, lacticínios e hortifruticultura, além de impulsionar o ecoturismo local com soluções inovadoras e inclusivas.
O objectivo é reforçar as cadeias de valor locais, diversificar a oferta ecoturística na ilha do Fogo e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
As propostas seleccionadas poderão receber suporte em áreas como o reforço de competências em gestão cooperativa, financeira e comercial, aquisição de equipamentos para aumentar a produtividade e a eficiência energética, capacitação em técnicas de diferenciação de produtos e serviços turísticos.
As propostas contemplam áreas de inclusão socioprofissional de mulheres, jovens, ex-reclusos e migrantes no turismo, promoção de eventos culturais (gastronomia, música, dança), formação de guias turísticos, desenvolvimento de serviços de venda e degustação de produtos locais, implementação de soluções tecnológicas inovadoras e requalificação de trilhos.
O projecto pretende impulsionar a economia da ilha através de iniciativas que combinam tradição e inovação, valorizando os recursos naturais e culturais da região, fortalecer organizações locais e ampliar a oferta ecoturística da ilha de modo a promover um impacto positivo e sustentável a longo prazo.
Depois de lançar o edital na sua página nas redes sociais, hoje os responsáveis do projecto Destino Fogo têm programado uma reunião para definir um calendário para a socialização da iniciativa com as associações, cooperativas e empreendedores de modo a poder apresentar propostas e beneficiar de apoios.
Esta iniciativa representa uma chance única para empreendedores e cooperativas que desejam ampliar a sua actuação e contribuir para um turismo mais sustentável e inclusivo na ilha.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments