A Câmara Municipal de Santa Catarina socializou na quinta-feira o projecto de execução da requalificação urbana de Rincão, financiado pelo Banco Mundial (BM), com os moradores dessa comunidade piscatória.
Em declarações aos jornalistas, o autarca santa-catarinense, Armindo Freitas, afirmou que o encontro teve como objectivo recolher subsídios e sensibilizar a população de Rincão, para a apresentação oficial do projecto, posteriormente, com a presença dos representantes do BM e Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE) do Ministério das Finanças.
Acrescentou que o encontro serviu ainda para sensibilizar os moradores, sobretudo os que já ocuparam parte de terreno por onde vai passar a construção de estradas e arruamentos.
É que, segundo ele, a edilidade e o Governo vão ter de negociar com eles para que não haja constrangimentos no arranque do referido projecto, que passa pela construção de miradouros, de estradas asfaltadas e estacionamentos, calcetamento de ruas, passeios, criação de áreas verdes e praças.
Armindo Freitas adiantou que, em paralelo com este projecto, a edilidade vai construir pocilgas fora da localidade, implementar o projecto “nha casa” (minha casa, em português) que visa reabilitar e construir casas e construir casas de banho.
“Portanto, é um projecto estruturante e completo para Rincão, que integra a componente ambiental, social e económica. Vamos ter um Rincão completamente infra-estruturado, requalificado e de cara nova “, concretizou.
Nesse sentido, o novel autarca apelou aos populares para abraçarem este “grande projecto” que, conforme disse, vai ter um grande impacto no desenvolvimento dessa comunidade que tem a pesca como principal actividade económica.
Na ocasião, Freitas avançou que Rincão vai ter, ainda este ano, o seu campo de futebol relvado, assegurando que o mesmo consta do orçamento para 2025.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments