Os produtores do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, admitem a possibilidade de passar, já a partir de 2025, a exportar o inhame para o estrangeiro com a operacionalização do entreposto agrícola nessa localidade.
A Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo enaltece a importância do entreposto agrícola para essa localidade, o qual está praticamente concluído, acreditando que esse centro de tratamento, embalagem e comercialização de produtos agrícolas trará "melhores dias" para este sector.
O líder desta associação, Odorico Lopes, acredita que o entreposto agrícola vai permitir a exportação dos excedentes para o mercado nacional e não descarta a possibilidade de o inhame muito produzido nesse vale passar também a ser colocado no estrangeiro, dada a sua qualidade.
O inhame é o principal produto cultivado nessa zona e os agricultores não têm dúvidas de que o entreposto agrícola vai facilitar a vida dos lavradores na conquista de novos mercados.
A instalação do entreposto agrícola no Tarrafal de Monte Trigo inseriu-se no âmbito de um projecto financiado em 18 mil contos, através do programa de Promoção das Actividades Socioeconómicas Rurais (Poser).
O projecto incluiu ainda a construção de reservatórios de água e instalação de sistemas de rega gota-a-gota nesse vale agrícola.
Tarrafal de Monte Trigo dispõe de grande potencial a nível da agricultura, sendo o maior produtor de inhame da ilha de Santo Antão, com uma produção anual de 700 toneladas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments