Uma equipa de seis médicos portugueses encontra-se na Brava, para uma visita de intercâmbio com a Delegação de Saúde, durante a qual prestará cuidados de saúde para a população.
Segundo a porta-voz do grupo, Maria do Carmo Cachulo, que falava à imprensa, a comitiva médica é constituída por profissionais maioritariamente aposentados que conheceram as necessidades sanitárias da ilha através de um colega e da organização Sete Sóis Sete Luas.
Neste sentido, frisou que um colega organizou este grupo de meia dúzia de médicos, formados em área de saúde família, saúde da mulher e criança, para virem colaborar, de acordo com as necessidades apontadas pelo delegado de Saúde local.
“Eu sou cardiologista, vim aqui dar a minha colaboração ao doutor Júlio, naquilo que ele achar mais pertinente e também observar alguns pacientes, ver o que é que podemos fazer por eles”, disse.
Por sua vez, o delegado de Saúde da ilha, Julio Barros considerou de extrema importância este intercâmbio, tendo em conta que são médicos reformados e experientes, que irão compartilhar das suas ideias e também trarão benefícios.
Dai informou ainda que são diferentes especialistas, que permanecerão durante três dias no município e que as consultas já estão a decorrer.
“O objetivo do intercâmbio é ajudar em termos de terapêutico e diagnóstico, todavia mais a frente o projecto é ter mais especialistas em diferentes áreas, na formação de enfermeiros e de saúde pública, tendo em conta que é importante e o país neste momento tem tido vários casos de dengue. Ao concluir este intercâmbio veremos o que poderemos trazer para a Brava, sendo que a ilha necessita de muito apoio e melhoria no que diz respeito a saúde”, concluiu.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments