quarta-feira, 09 julho 2025

A ATUALIDADE

Moçambique/Eleições: Um membro de mesa de voto morre em acidente durante transporte de material

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma pessoa morreu num acidente com uma viatura que transportava membros das mesas de voto e material de votação das eleições gerais de quarta-feira em Moçambique, ocorrido em Mueda, Cabo Delgado, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“Resultou de um acidente de viação quando se efetuava a recolha dos membros das mesas de voto e de material de votação. Há ainda a lamentar neste acidente quatro feridos graves e nove ligeiros”, disse Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, em conferência de imprensa.

A vítima mortal era um membro da mesa de voto local.

As eleições gerais de quarta-feira incluíram as sétimas presidenciais - às quais já não concorreu o atual chefe de Estado, Filipe Nyusi, que atingiu o limite constitucional de dois mandatos - em simultâneo com as sétimas legislativas e quartas para assembleias e governadores provinciais.

As eleições contaram com mais de 184.500 membros de mesas de voto, distribuídos pelos 154 distritos do país (180.075) e fora do país (4.436).

Concorrem à Presidência da República Lutero Simango, apoiado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM, terceira força parlamentar), Daniel Chapo, com o apoio da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder desde 1975), Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido extraparlamentar Podemos, e Ossufo Momade, com o apoio da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo, maior partido da oposição).

A publicação dos resultados da eleição presidencial pela CNE, caso não haja segunda volta, demora até 15 dias, antes de seguirem para validação do Conselho Constitucional, que não tem prazos para proclamar os resultados oficiais após analisar eventuais recursos.

A votação inclui legislativas (250 deputados) e para assembleias provinciais e respetivos governadores de província, neste caso com 794 mandatos a distribuir. A CNE aprovou listas de 35 partidos políticos candidatas à Assembleia da República e 14 partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores às assembleias provinciais.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 22 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 15 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 21 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos