quinta-feira, 21 novembro 2024

Depressão Tropical chega com vento e chuva a Cabo Verde: País continua em estado de alerta e com Rincão como zona de risco

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A depressão Tropical já mudou da trajectória inicial, mas chegou,hoje,31, a Cabo Verde com chuva, por vezes forte e moderada, acompanhada de rajada de vento, principalmente na Capital (ver este jornal).

A aldeia piscatória de Rincão de Santa Catarina, mais concretamente o sítio «Lá pá Baixo» que fica perto do mar, apresenta-se como a zona de maior risco, segundo o Serviço Nacional de Protecção Civil. Por isso, o país contínua em estado de alerta.

A fazer fé em peritos da área, a depressão tropical tem potencialidades de se transformar em ciclone, mas longe de Cabo Verde – mudou da trajectória inicial em direcção ao nosso país. Mesmo assim, o serviço de Meteorologia mantém o alerta sobre a passagem do fenómeno durante o dia de hoje em todo o arquipélago, recomendando que, embora que enfraquecido o sistema e com menor impacto nas ilhas, devem ser tomadas medidas de precaução e segurança.

O fenómeno chegou a Santiago com chuva, momentaneamente forte e moderada, acompanha de rajada de vento – precipitações foram mais sentidas na Capital e em alguns concelhos do interior. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, há previsão que caia mais chuva nas próximas horas.

Entretanto, o presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) alerta que a aldeia piscatória de Rincão de Santa Catarina de Santiago, mais concretamente o sítio «Lá pá Baixo» que fica perto do mar, apresenta-se como a zona de maior risco. Por isso, foram já destacados para o local 11 militares, que prestarão todos os apoios que vierem ser necessários aos residentes em casos de mau tempo.

Reinaldo Rodrigues diz também que o SNPC está preocupada com a ilha Brava, tendo já articulado com a Câmara para a retirada de todas as embarcações de boa aberta das zonas costeiras e concertado com as estruturas de saúde, polícia e bombeiros para estarem de prevenção nesta sexta-feira e sábado, altura em que a Depressão Tropical passa por Cabo Verde.

Estado do tempo e prevenção

Em comunicado distribuído à imprensa, os serviços do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica actualiza as informações meteorológicas, mas mantêm o alerta que o estado do tempo no arquipélago será condicionado pela passagem da depressão tropical referida, com “período crítico” na noite desta sexta-feira, 31, e madrugada de sábado, 01.

Anuncia que durante a ocorrência deverá registar-se ventos fortes, ondas, aguaceiros ou chuva fraca a moderada, localmente forte, com trovoadas, em todo o arquipélago, mas com maior incidência nas ilhas de Sotavento.

O comunicado refere, por outro lado, que a depressão tropical localizada a Sul do arquipélago, move-se para Oeste, com possível evolução para tempestade tropical, já fora do território nacional.

Segundo a mesma fonte, prevêem-se ventos fortes em todas as ilhas, por vezes com rajadas, agitação marítima inicialmente com ondas de Nordeste, rodando para Este e depois Sul, atingindo 3 a 5 metros no interior do arquipélago e acima desses valores, em sectores críticos de Sotavento.

Mais: prevê-se, também, chuva em todo o arquipélago, sendo fraca em Barlavento e moderada a forte em Sotavento, onde poderá ser acompanhada de trovoadas, durante o período crítico. Retour ligne manuel
— - Retour ligne automatique
https://www.asemana.publ.cv/?Alerta-de-mau-tempo-Tempestade-Tropical-pode-atingir-Cabo-Verde-nas-proximas&ak=1

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 23 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 22 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos